Radioamadorismo Taubate

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

ADIADO O CHURRASCO DE INAUGURAÇÃO


DIVULGAR



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Radioamadorismo para Iniciantes

Radioamadorismo para Iniciantes




O Radioamadorismo: É o serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores devidamente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial.   
   
   






Teste seus Conhecimentos



Ola amigos venho nesta postagem trazer  provas simuladas muito interessantes. Clique nos links e faça as provas é divertido e vai ajudar muito na hora de você fazer a prova.









CLIQUE AQUI





CLIQUE AQUI




Curta nossa pagina no Facebook, la que armazenaremos todas fotos de eventos!

domingo, 17 de agosto de 2014

Parabéns aos Diretores Técnicos da ATRA

 Radioamadores

Expedição Técnica para os testes da Repetidora de Taubaté que vai operar em 146.770 - 600 T 88.5


Com muita satisfação realizamos hoje os testes do novo local onde instalaremos o repetidor.

Foram feitos muitos contatos no direto com algumas localidades como Zona leste de SP (mauá, Itaquera), Santa Isabel, Redenção da Serra, São Caetano, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Taubaté, Roseira, São José dos Campos e Ubatuba.


Obrigado aos colegas que nos auxilaram com os testes e se Deus quiser daqui uns dias estaremos com o repetidor no ar fazendo muitos contatos e auxiliando a população em caso de uma extrema necessidade.

Estiveram no teste o Marcio Galhardo, Hamilton, Haroldo, Paulo Henrique Nê.

Ah! Obrigado Sr. César e esposa que nos receberam muito bem no seu QTH, o café estava ótimo assim como o queijo e a manteiga verdadeira.

Assina essa publicação PY2MYG - Marcio Galhardo.








sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Como estão as reformas

 A diretoria da Atra foi até o local conferir como estão as reformas da novo local dos encontros da Associação Taubateana de Taubaté. As reformas estão sendo realizadas pelo Departamento de obras da Prefeitura Municipal de Taubaté. Lembrando que dia 30/08/2014 estaremos realizando um churrasco comemorativo e inauguração do local. 




quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Fotos da parte interna da nova Sede


A SEDE DA ATRA 


Fotos do Local onde a ATRA  instalará sua SEDE em breve, a Prefeitura Municipal de Taubaté vai conduzir uma reforma e doará moveis para a adequação do local aos seus frequentadores. Foi mais uma promessa de Campanha do prefeito Ortiz que se cumpre na hora certa!



   
   
AGORA SIM É REALIDADE. Mais um pedido do Vereador Paulo Miranda atendido pela municipalidade através de seu Vice Prefeito. Depois de ficarem sendo "jogados lado a lado, de prédio em prédio", a LIGA MUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR e a ASSOCIAÇÃO TAUBATEANA DE RADIOAMADORES, terão sede própria, que ficam localizadas no interior do Parque Municipal Monteiro Lobato, na Avenida Charles Schnneider, ao lado do hospital São Lucas, o prédio conta com salas amplas e que irá atender todas as necessidades de ambas associações.







Grande momento para a Associação Taubateana de Radioamadorismo



LOCAL DA SEDE NO PARQUE MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO


Grande momento para a Associação Taubateana de Radioamadorismo, a Diretoria foi conhecer a nova SEDE, no Parque Municipal Monteiro Lobato (em frente a Ford ao lado do Hospital São Lucas). Onde ira acontecer as Feirinhas e Todas atividades de nossa Associação. Muito obrigado aos Vereadores e à Prefeitura Municipal de Taubaté.



Clayton, Paulo Miranda, Mohamed, Vice Prefeito Edson, Presidente da Liga de Futebol Amador, Márcio Galhardo, Waldir, Paulo Pobre (Presidente da ATRA), Nelson Rovida.

Parque Municipal Monteiro Lobato Taubaté

Entrada do Parque Municipal Monteiro Lobato


Agradecimento a Prefeitura Municipal de Taubaté

Associação Taubateana de Radioamadorismo 

Agradecimento

A Diretoria da A.T.R.A, bem como seus associados vem por meio deste agradecer ao Exmo. Sr Vereador Paulo de Tarso Cardoso de Miranda, pelo apoio na Concessão de um espaço para o desenvolvimento de nossas atividades. Fica aqui também nosso sincero agradecimento a Prefeitura Municipal de Taubaté e ao Prefeito.


Taubaté 13 de Agosto de 2014 
Paulo Alvaro Gonçalves
Presidente da ATRA




terça-feira, 12 de agosto de 2014

Novo local da Sede ATRA

Mais uma vitória da Diretoria. Tão logo tenhamos mais detalhes estaremos repassando aqui no Blog.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Mitos e Verdades R.O.E

MITOS E VERDADES SOBRE R.O.E



Eu sempre digo que relação de ondas estacionárias ( R.O.E.), se ajusta na antena e não no cabo coaxial. E digo mais anda, que o tamanho ou comprimento da linha de transmissão coaxial é irrelevante para o funcionamento e R.O.E do sistema irradiante. Digo isto com base em fundamentos científicos e na própria experiência de anos que venho acumulando como técnico de RF, especializado na manutenção de transmissores de radioamador.

Existe circulando há anos, nos meios amadorísticos de radiocomunicação, algo que considero um mito a ser desmistificado neste artigo, qual seja: " o de que é necessário, essencial e imprescindível que o cabo coaxial seja cortado em um tamanho certo e exato múltiplo do cumprimento da onda, isto para fins de obtenção da almejada R.O.E. de 1,1:1, " este é o mito ! Esta crença , cuja possível origem também indicarei mais adiante, leva a muitas pessoas dedicarem horas a cortar pedaço por pedaço do seu cabo coaxial, buscando obter a diminuição da R.O.E..
O objetivo deste artigo é esclarecer que isto não é necessário, passando a entender o porque podemos de fato possuir um cabo coaxial com um tamanho aleatório e qualquer, tamanho este limitado apenas pela comodidade do radioamador em te-lo conectado do rádio à antena, sem sobras ou faltas e sem a desgastante preocupação de corta-lo e ainda ao depois picota-lo lenta e despedaçadamente, em pretenso ajuste fino de R.O.E. , numa tarefa desgastante e desnecessária.
A relação de onda estacionária se ajusta na antena e não no cabo ! Existe um fenômeno físico responsável por esta verdade, qual seja: " quando a linha coaxial de transmissão esta terminada por uma impedância de carga (lado da antena) igual a impedância característica da linha, de modo que a R.O.E. seja 1:1 ( na terminação), a impedância de entrada da linha ( lado do rádio) será simplesmente a mesma impedância do cabo coaxial independente do seu comprimento. Se a carga ( antena) se encontra perfeitamente adaptada a linha, esta ( a linha) aparecerá (para o rádio), como infinitamente comprida e a impedância de entrada ( lado do rádio) será a impedância característica da linha propriamente dita.
Ou de outro modo, uma linha curta, terminada em uma carga puramente resistiva igual a impedância característica da linha, atua justamente como se fosse infinitamente comprida , sendo que em uma linha equilibrada como a descrita ( Z linha = Z carga), a energia viaja desde a fonte ( transmissor) até a carga (antena) onde é completamente absorvida, sem reflexão ( onda estacionária). Referências técnico-teóricas contidas no conhecido livro " The Radioamateur's Handbook ", sustentam o acima descrito no mesmo sentido, senão vejamos : " Se a resistência de carga que denominamos Zr, era igual a impedância característica Zo, de uma linha, toda a energia era absorvida pela carga. No dito caso não existe potência refletida e portanto não há ondas estacionárias de corrente nem de tensão " (trecho que traduzi da obra citada, em castelhano, ed . 1962, Arbó - Argentina).

Ajustando a R.O.E.
Assim saibamos que, qualquer que seja o comprimento do cabo coaxial, na sua estação de radioaficcionado, quando sua antena for ressonante ai então sua resistência de irradiação será igual a impedância do seu cabo coaxial, só ai este cabo apresentará a sua impedância característica e transportará a energia de RF até a antena com a menor R.O.E. . Para ajustar a freqüência de ressonância da sua antena dipolo horizontal ou direcional, é necessário com o medidor de R.O.E ( refletômetro) acoplado na saída do transmissor, ajustar o comprimento da antena , aumentando-o ou diminuindo este tamanho, isto fará com que a antena passe a ressonar na freqüência que você escolheu previamente e apenas e tão somente nesta freqüência de ressonância sua impedância se adaptará a linha coaxial e a R.O.E. será a menor possível. Eis que o ajuste se faz na antena e o comprimento do cabo pode ser aleatório , mesmo porque apenas uma antena ressonante é a única que absorve e irradia a maior quantidade possível de energia .
Atenção, toda antena após calculada teoricamente o seu tamanho, necessita obrigatoriamente ajuste e conferência na prática, com o refletômetro ( medidor de R.O.E.) e um ajuste no seu cumprimento para mais ou menos do tamanho projetado, eis que isto é necessário, pois o meio ambiente em derredor (objetos) mudam, afetam e alteram a impedância da antena, afastando-a do resultado teórico-calculado, em relação ao prático.

Como Surgiu o Mito
Suponho que no decorrer dos anos, considerando que, quem conta um conto aumenta um ponto e ainda considerando que no meio radioamadorístico não predominam os técnicos em eletrônica, aliás a maioria atual são pessoas leigas interessadas mesmo em se aprimorar na radiotécnica, eis que provavelmente houve uma distorção e desvirtuamento do seguinte princípio físico das linhas ressonantes, que levou ao posterior surgimento e difusão do mito: " A impedância de entrada de uma linha que funciona com alta R.O.E ( observo : condição indesejável nos contemporâneos sistemas irradiantes de radioamador) , depende criticamente do comprimento da linha equivaler a algum múltiplo de um quarto de onda . Estas linhas que funcionam com alta R.O.E., são chamadas de linha sintonizada ou ressonante. " O citado "Amateur's Handbook" diz o seguinte sobre o caso (que traduzi) : "A sintonia da linha se torna unicamente necessária quando se deve tolerar um considerável desequilíbrio entre a carga e a linha " ( observo: para fins radioamadorísticos os modernos transceptores transistorizados não toleram consideráveis desequilíbrios entre antena e o cabo coaxial ).
Vemos ai então, toda a semelhança entre esta teoria " das linhas ressonantes de alta R.O.E. " , que provavelmente era aplicada na época em que existiam linhas de transmissão feitas com dois condutores paralelos, dos antigos sistemas de radiotransmissão , transformando-se contemporaneamente no mito do tamanho do cabo coaxial, múltiplo de ¼ da onda, ora desmistificado.



Artigo de PY2MOK - Leonas Keiteris

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

KEITERIS (PY2MOK - Léo), Leonas O mito do cabo coaxial, in Revista Radioamadorismo e Faixa do Cidadão, nº01, sd.

HamRadio oque é isso?

A HISTÓRIA 

DA ORIGEM DA EXPRESSÃO " HAM "



A expressão "HAM", vem de longa data fazendo referência ao radioamador ou ao radioamadorismo de âmbito mundial, vamos agora conhecer a sua história.

Nos idos ano de 1908, uma das primeiras estações de radioamador nos Estados Unidos cujo indicativo era
HY-AL-UM, era operada por Albert S. Hyman, Bob Almy e Peggi Murray, três amigos e amadores membros do Radio Club Harvard.
Sendo que os três amadores após construirem e instalarem, resolveram de comum acordo chamar a recém instalada estação de amador de "Estação Hyman-Almy-Murray" Quando a estação transmitia para locais longíquos, o nome era difícil de ser compreendido.
Muito rapidamente modificaram o indicativo para HY-AL-UM, utilizando-se apenas as duas primeiras letras iniciais de cada um de seus nomes, para que a identificação ficasse mais curta, legível e melhor entendida.
Em 1909, quando as transmissões da estação HY-AL-UM, começaram a confundir-se com as transmissões de uma embarcação mexicana chamada Hyalmo; por este fato decidiram que apenas as letras inicias de cada um dos seus nomes seriam da estação "HAM".
Naquela época, nos primórdios do rádio, estava nascendo a comunicação radioamadora e os próprios operadores escolhiam seus indicativos e freqüências de trabalho. As rádios comerciais da época viam-se um tanto afetadas pelas transmissões dos amadores, acabaram por chamar a atenção dos congressistas em Washington, os quais apressaram-se a elaborar um Projeto de Lei.
Em 1911, Albert-Hyman escolheu este controvertido Projeto Lei como tema principal de sua tese na Universidade de Harvard, o professor de Hyman insistiu para que fosse enviado uma cópia do trabalho ao Senador David I. Walshm o qual era um simpatizante dos amadores.
O Senador ficou impressionado com a tese, convidando-o a comparecer em Washinhgton perante a Comissão que elaborava o Projeto Lei. Hyman diante dos Senadores da comissão do Projeto que era contra os amadores, simplesmente relatou de que maneira e com que dificuldade tinham construido a pequena estação amadora.
Finalmente os Senadores decidiram por retirar de pauta e arquivar o Projeto de Lei após grande debate que se seguiu à explanação de Hyman, sendo de que os Senadores chegaram a conclusão de que o Projeto era ineficiente e não atendia às rádios comerciais e os radioamadores; além de ser inoportuno, este fato foi também a primeira grande vitória jurídica do radioamadorismo, onde um radioamador conseguiu fazer abortar um Projeto de Lei em que era totalmente desfavorável aos amadores de rádio daquela época, todos os meios de comunicação existentes na época mencionaram e abonaram amplamente a humilde estação "HAM", para convertê-la desde então os nossos dias é um símbolo.
DESDE ENTÃO, UM RADIOAMADOR É UM " HAM "


HAM BRASIL MAPA

sábado, 9 de agosto de 2014

Reforma nos Rádios da Repetidora de Taubaté146.770 -600 T 88.5



Estamos trabalhando para melhorar a cada dia, pela primeira vez estamos revelando como eram os equipamentos da repetidora de Taubaté e como esta agora. Com a Mudança na Diretoria, tudo esta sendo revisto. Vale a pena trabalhar em benefício de todos o resultado é maravilhoso. Muito obrigado Hamilton.



1.700 m de altura para abranger quase toda nossa região

Em breve estaremos no Ar aguardem!


Contamos com a presença de todos no bom uso desta Repetidora quando estiver no ar. 
Acesse a pagina nossa pagina no Facebook:









As Repetidoras

O que é Repetidora?    Para que serve?   Como funciona?


Repetidora é um conjunto de equipamentos, normalmente instalados em locais de altitude elevados, e que tem a capacidade de receber um sinal e retransmiti-lo ao mesmo tempo, em duas frequências diferentes. A diferença entre as duas frequencias (de recepção e de transmissão) é conhecida como offset (ou shift) e é estabelecida por regulamento específico da ANATEL. No Brasil usamos em VHF um offset de 600KHz e em UHF um offset de 5MHz.
Vamos usar como exemplo uma repetidora operando em UHF, que tenha como frequencia de descida (a que nós recebemos) 434,550 MHz. Usando o offset previsto na norma teremos uma frequencia de subida (quando nós transmitimos) de 439,550MHz. A imagem abaixo mostra o funcionamento desta repetidora.


E qual a utilidade disto?
.
Como as repetidoras estão posicionadas em locais bem elevados e operam com bastante potência, isto faz com que eles tenham uma área de cobertura bem maior do que as estações localizadas “nos solo”. Assim, com o uso de repetidoras podemos estabelecer contatos com estações mais distantes do que se usarmos uma comunicação direta.
Outra utilidade é que com a repetidora os obstáculos naturais em comunicações VHF/UHF, que são as grande elevações, podem ser facilmente superados. veja a imagem abaixo para ter uma idéia disto.

E como funciona? Dissemos antes que a repetidora é “um conjunto de equipamentos”. E este conjunto é composto (simplificadamente) por um receptor, um transmissor, uma antena, um circuito de controle (ou placa controladora, como é mais conhecida) e um duplexador.
  • O receptor é o rádio que vai receber nosso sinal.
  • O transmissor vai pegar nosso sinal e transmiti-lo na frequência adequada.
  • O circuito de controle é usado para controlar as tarefas (timers, bips, identificação, liga desliga remoto, etc).
  • E finalmente o duplexador que possibilita que o receptor e o transmissor possam compartilhar uma única antena simultaneamente. O diagrama abaixo ilustra isto.
Alguns rádios (quase todos) tem uma função bem interessante que é o Modo Reverso. Ao pressionar uma tecla nós, momentaneamente, invertemos a programação das frequências de subida e de descida em nosso rádio. Assim, ao escutarmos uma trsnsmissão, não mais escutamos “via repetidora” e sim diretamente do outro radioamador.
.
Esta função é interessante em dois casos: primeiro por que se eu posso ter contato direto com o outro radioamador, pode ser interessante que ambas estações mudem para uma frequência simplex (direta) e deixem a repetidora livre para quem não tem esta possibilidade. Em segundo lugar, se a minha recepção está muito ruidosa e eu tenho contato direto com o outro radioamador, ao acionar esta função, posso facilmente identificar se o problema é do rádio do colega ou da repetidora.
.
Algumas repetidoras tem ainda em sua configuração o Subtom (CTCSS), que é um tom inaudível transmitido junto com o áudio da estação que deseja usar o repetidor. Se o subtom transmitido for aquele que a repetidora tem configurado, o sinal é por ela transmitido.
.
Se a estação não estiver usando o subtom correto ou não estiver com o subtom configurado ela não conseguirá acionar a repetidora, ou seja, a repetidora não transmitirá o áudio recebido.
A vantagem no uso dos subtom é no caso de a repetidora estar instalada em um local com muitas emissões de RF, que pderiam interferir umas nas outras.

Mas… quem mantem as repetidoras? E eu posso usar qualquer repetidora?
As repetidora são mantidas pelos Clubes, Associações de Radioamadores, a LABRE, ou mesmo alguns abnegados radioamadores. Por força da legislação cada repetidora tem que ter como responsável um radioamador classe A.
Ainda por força da legislação, todas as repetidoras instaladas no Brasil tem seu uso PÚBLICO e ABERTO a todos. Mas se eu uso constantemente uma repetidora, é sinal de comportamento ético procurar saber quem são os mantenedores e oferecer ajuda.
Para saber mais sobre as repetidoras da sua região, procure o clube ou associação de radioamadores mais próxima e informe-se.


Parabeniza todos os candidatos aprovados no exame realizado em Taubaté dia 16 de Junho de 2012 na Escola SENAI e quem estiver interesse em afiliar-se à LABRE-SP e/ou na obtenção do KIT LICENÇA, devem entrar em contato com nossa Secretaria através de nossos telefones de contato ou email


labresp@labre-sp.org.br.    -   Tel.: 11-2093-9888 / 2225-2828






Segue a Lista de Inscritos


1. ADEMAR GASPAR VELOZO
2. ADRIANO JOSE DE OLIVEIRA
3. AIRTON FAVORINO DA SILVA
4. ALESSANDRA APARECIDA DOS SANTOS
5. ALESSANDRO MARIOT
6. ALEX DONIZETTI DOS SANTOS
7. ALEXANDRE FIGUEREDO DOS SANTOS
8. ALTAIR APARECIDO DA SILVA
9. ANDRE HENRIQUES ASQUENAZI
10. ANDRE LUIZ RAMOS
11. ANTONIO CARLOS DOS SANTOS
12. ARAO HAYASHIDA FILHO
13. BENEDITO AMERICO ARLINDO
14. BENTO BENEDITO DE FARIA
15. CAIRO HENRIQUE REZENDE GONCALVES
16. CARLOS ALBERTO COSTA DE SOUZA
17. CARLOS ALBERTO NOGUEIRA LANFREDI
18. CARLOS ALBERTO VIANA
19. CLAUDEMIR DIAS JANEIRO
20. CLAUDIO CARVALHO FILHO
21. CLEBER JOSE ALVES DE ASSIS
22. CRISTIANO DA SILVA
23. CRISTIANO DE PAULA RAMOS
24. DANIEL DEL NERO FESTA NOBRE
25. DARLY DA SILVEIRA
26. DIEGO LUZA
27. DIOLAN LOURENCO PEIXOTO VASQUES
28. DOUGLAS RAFAEL TRINDADE DOS SANTOS
29. EDSON LEUCLIDES SOUZA GONCALVES
30. EDUARDO TONON DE ALMEIDA
31. ELIZEU DA SILVA GOMES RIBEIRO
32. EVERTON HELDER DOS SANTOS
33. FABIO ALEXANDRE ARAUJO DA SILVA
4. FABIO AUGUSTO DA CRUZ
35. FABIO ISHII TORIGOI
36. FELIPE DA SILVA RODRIGUES COTA
37. FERNANDO LUIZ DE SOUZA
38. HAROLDO RIBEIRO DE MAGALHAES
39. HORACIO DE SOUZA PINTO JUNIOR
40. JAMES GREGORIO DE OLIVEIRA
41. JASON PAULINA DOS SANTOS
42. JEAN ALESSANDRO CHAD LOURENC

43. JOSE AUGUSTO FILHO
44. JOSE BENEDITO TORRES PINTO
45. JOSE CARLOS DA COSTA
46. JOSE CLAUDIO DE PAULA
47. JOSE EDUARDO DA SILVA CARVALHO
48. JUAREZ ANDERSON DA SILVA
49. LAZARO PEREIRA FILHO
50. LEANDRO DENIS DA SILVA
51. LEANDRO TEIXEIRA DA COSTA      
52. LUIS ALBERTO CARDOSO DA SILVA
53. LUIS FELIPE COSTA DA CRUZ
54. LUIZ HENRIQUE DE SOUZA
55. MARA REGINA DO AMARAL
56. MARCELO MARTINELI SOARES DA SILVA
57. MARCIO APARECIDO GOMES
58.  MARCIO ELIZEU DA SILVA
59.  MARCO ANTONIO DA ROCHA
60. MARCOS ANTONIO DE ANDRADE PETRI
61. MARCOS AURELIO R.DE SOUZA
62. MAURICIO FONSECA BELTRAN
63. MAURO JUNIOR DE ALMEIDA
64.  MILTON DE ALMEIDA LIMA
65. PAULO CESAR VELOSO
66.  PAULO SERGIO DE MELLO SOUZA
67. PAULO VICENTE CLARO
68. PAULO WAIZER NOVAES
69. REGINALDO LUIS LINS
70.  REILA RIBEIRO PRADO
71. ROBSON LANDIM MACHADO
72. ROBSON MACHADO PEREIRA
73. ROGERIO DE FREITAS BARBOSA
74. RONALDO ROBERTO PRADO
75. ROSENILDO DONIZETTI NUNES DE MATOS
76. SILVIA APARECIDA BENTO DE LIMA
77. SYDDHARTHA GAUTAMA SACILOTTI
78. THAÍS FERREIRA LEAL
79. VAGNER MENEZES TAVARES
80. VIVALDO DE SOUZA CUSTODIO
81.  WELLINGTON DE OLIVEIRA MOREIRA
82. WILSON NONATO LEMOS