Radioamadorismo Taubate

domingo, 23 de novembro de 2014

Defesa Civil e Rener capacita Radioamadores de Taubaté em Curso


Associação Taubateana de Radioamadorismo
Secretaria de Segurança Pública Municipal
Departamento de Defesa do Cidadão
Coordenadoria Municipal de Defesa Civil





Aconteceu neste último dia 22 de Novembro de 2014, em nossa sede um Curso de Capacitação para Atuação em Emergências para Radioamadores ( CAER ), ministrado pelo Sr. João Carlos Valentim Veiga Junior, que faz parte da Defesa Civil de nossa cidade, devidamente capacitado e Autorizado pela Defesa Civil. Curso este que tem por finalidade esclarecer quanto o papel do Radioamador em situações de Desastres de ordem Natural ou Tecnológica. Foram apresentadas as bases legais para a atuação de Radioamadores em tais circunstancias e a forma de se fazer efetivamente a Ativação da Rede de Emergência de Radioamadores de forma clara objetiva e dentro das normas e procedimento vigentes em nosso País. Material didático totalmente atualizado e multimídia com Slides e Filmes eum linguagem dinâmica onde muitas dúvidas dos participantes foram esclarecidas de forma simples e impactante. O sucesso do curso se mostrou em seu primeiro momento pelo esgotamento de todas vagas previstas e a inclusão de quantos foram possíveis para atender a demanda, e se levando em consideração o tempo em que as inscrições ficaram apertar e o dia do curso podemos dizer que foi realmente um grande sucesso. Contamos com a presença de um radioamador de Campinas que veio exclusivamente para esse fim, também de São José dos Campos, e Pindamonhangaba. Se por um lado o locas estava cheio por outro a concentração a participação dos inscritos mostrou também o quanto o curso esta estruturado e motivador, despertando em cada um o sentimento que ser um Radioamador é algo bem mais nobre que muitos pensam ser e que temos sim nosso papel na Sociedade em momentos em que ajuda especializada é crucial.
Outro fator preponderante nessa empreitada que vem sendo buscada e articulada a algum tempo é a total integração do Movimento Escoteiro de Taubaté, que esteve presente não só no local mais com muitos esclarecimentos, e com material estrutural do curso, como a coleta de dados e a confecção dos certificados, com isso neste momento podemos enaltecidamente agradecer aos Escoteiros de Taubaté, aos seus lideres pelo comprometimento com nosso propósito, e deixamos aqui nosso ja antecipado apoio a todo o Movimento Escoteiro, contem sempre com a ATRA. 
A diretoria da ATRA vem a cada dia buscando novos caminhos para promover e qualificar o Radioamadorismo, e vem muito mais por ai, contamos com a presença de todos. 
Segue abaixo o link para os Radioamadores que desejarem se inscrever na RENER, lembrando que todos que fizeram este curso devem fazer este cadastro e citar que participou do mesmo, e em hora oportuna estaremos passando mais instruções quanto a Credencial da RENER.

Segue o 
link http://sgrainternet.mi.gov.br/formulario_cadastrar.php clique e se cadastre tenha em mãos seus documentos e numero do Fistel.


Confira as Fotos: 





João Carlos Valentim Veiga Junior
Instrutor do Curso
" Defesa Civil : Somos todos nós!"

Confira o artigo que foi publicado  no Jornal Diário de Taubaté, clique e leia a matéria completa!


Lembrando que todas fotos desde dia você encontra na Pagina da ATRA no Facebook, clique no figura a baixo e visite agora!








quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Repetidora de VHF de Taubaté esta no AR em Teste

 Associação Taubateana de Radioamadorismo 


É com Grande alegria que viemos nesta postagem informar que nossa Repetidora de VHF esta No Ar, estamos operando em teste para ajustar os equipamentos.
Queremos agradecer a todos que torceram e colaboraram nesse projeto, e dizer que esta conquista é de todos, e que a ATRA esta a cada dia fazendo seu papel de promover o Radioamadorismo em nossa Região.
Então agora é só os amigos programarem seus rádios, na frequência de 146.770 mhz, off set de - 600 e sub ton de 71.9. Nos ajude nos testes estamos no QAP por esperando a quem poder nos chamar pela repetidora para fazer os testes de áudio e distancia do sinal. Lembrando que a Repetidora de Taubaté opera com o Prefixo de PY2KAP devidamente autorizada pela ANATEL e de conformidade com a legislação vigente em nosso país.
Depois muito trabalho ai esta em funcionamento e sempre buscando estar melhor a cada dia a ATRA só pode agradecer aos que realmente colocaram a mão na massa, não podemos aqui colocar os nomes pois seria uma injustiça se não colocar o nome de todos, mais todos sabem quem esta sendo agradecido neste momento. Cada um fazendo sua parte podemos fazer ainda mais. É só o inicio temos muito mais pela frente.


Ajude na divulgação desta notícia e nos de a honra de um contato por meio de nossa repetidora!!!

E para lembrar dia 30 de Novembro temos o Aniversario da ATRA e estaremos no QAP da Repetidora e da 145.550, para auxiliar aos amigos que vem de longe!
Estamos no Facebook clique nos links abaixo e faça parte de nossas paginas!


Confira clicando no link um video em que temos gravado um contato pela Repetidora de Taubaté e a cidade de Guaianazes na Grande São Paulo.
Assista ao video clicando aqui!

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Se inscreva em nosso canal de videos

Se inscreva em nosso canal de videos no Youtube e tenha sempre nossas atualizações!
Clique na figura abaixo e se inscreva em nosso canal! Desde de ja muito obrigado!


Ajude na divulgação do Radioamadorismo em sua Região, curta e compartilhe nossos videos, faça seus comentários!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

5 de Novembro dia do Radioamador

O DIA DO RADIOAMADOR NO BRASIL E NO MUNDO


Até o ano de 1968, o Dia do Radioamador era festejado a 22 de outubro de cada ano.
No entanto, após meticuloso trabalho de pesquisas realizado pelo colega PY2AJ - João Ramos Baccarat, um dos fundadores da LABRE paulista, esse dia foi mudado pela direção da LABRE CENTRAL. João Ramos Baccarat efetuou um trabalho cansativo e pioneiro, com o seu costumeiro entusiasmo, apresentando a seguir um detalhado relatório ao Conselho Federal da LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, reunido em outubro de 1968, na cidade de Curitiba-PR. Seu trabalho mereceu elogios de todos os que o leram, e, depois de estudado a fundo, o Conselho Federal, por unanimidade, fixou o dia 5 de novembro como o

DIA DO RADIOAMADOR BRASILEIRO.


A fixação do dia 5 de novembro foi em razão de que, nessa data, no ano de 1924, o Diário Oficial da União publicara o Decreto de nº 16.657, sancionado pelo então Presidente da República Arthur Bernardes, regulamentando as estações de radioamadores existentes no Brasil, e, até então, consideradas como clandestinas. O referido decreto foi baixado tendo em vista a representação feita no ano de 1923, pela Academia Brasileira de Ciências, reconhecendo a existência do radioamadorismo no Brasil, tirando-o da clandestinidade.
A data de 22 de outubro era festejado como o Dia do Radioamador Brasileiro em virtude de que, nessa data, em 1934, fora realizada a sessão da assembléia geral dos radioamadores paulistas e cariocas, fundindo as duas entidades que existiam, transformando-as numa só, a LABRE.
Quanto ao DIA MUNDIAL DO RADIOAMADOR, este foi criado pela Circular de nº 01, da IARU - International Amateur Radio Union, estabelecendo o dia 18 de abril como o Dia Mundial do Radioamador, por ser essa data a da fundação daquela entidade internacional.