Radioamadorismo Taubate

Como se Tornar um Radioamador



Muitas pessoas me perguntam, seja via e-mail, telefone ou mesmo pessoalmente, sobre o procedimento para se tornar radioamador. Muita gente acha que basta comprar um rádio, fonte e antena, instalar tudo  e sair falando. Sim, a maioria realmente faz isso, mas não é a maneira correta.
Na minha singela opinião, para todo hobby que sentimos desejo em seguir, devemos nos informar sobre ele e até experimentá-lo antes de investir alguma coisa. Digo isso porque é muito comum, no caso do radioamadorismo, pessoas sentirem-se interessadas pelo hobby, comprar os equipamentos necessários, utilizar por um tempo e depois ver que não era bem isso o que ele imaginava.
Daí é que surge o pessoal que, desconsolado com o hobby que escolheu, começa a usá-lo de forma irracional, transformando as frequências em um “balaio de gato”.
Se você realmente experimentou e sente vontade de seguir com esse magnífico hobby, seja utilizando o Echolink, realizando comunicados à distância (DX), operando QRP ou via satélite, ou mesmo simplesmente  utilizando o VHF, é imprescindível que você tenha uma licença outorgada pela Anatel.
Para ser radioamador é necessário que você ingresse na Classe “C”, assim, deverá submeter-se aos exames de Legislação, Técnica e Ética Operacional. Os exames de Legislação, Técnica e Ética Operacional não são difícieis mas requerem bastante atenção do candidato.
Dependendo do local onde você reside, talvez venha a ter alguma dificuldade para encontrar exames próximos à sua cidade, mas qualquer dificuldade se torna menor quando levamos em conta que a multa por utilizar o espectro de frequências sem indicativo pode chegar a R$10.000,00 + processo na Polícia Federal.
Bem, os passos que você deve seguir são:
1 – Você poderá realizar seu exame tanto em alguma cidade onde a LABRE realizará um exame ou diretamente na Anatel. Para a primeira opção,  entre em contato com a LABRE de seu estado e verifique uma cidade e uma data disponível. Após fazer sua inscrição e  pagar as taxas correspondentes, basta aguardar a data do exame. Para a segunda opção, você deverá entrar em contato com a ANATEL e verificar como deve proceder para efetuar o exame.
Telefones das LABREs podem ser verificados selecionando a LABRE de seu estado neste link: LINKS LABRE . O Telefone da Anatel em São Paulo é (11) 2104-8893.
2 – Após marcar a data e o local de seu exame, estude através das apostilas disponíveis na Internet. 
3 – Após fazer o exame, o resultado costuma ser divulgado pela LABRE e também pela Anatel. Com sua aprovação no exame, você poderá dar entrada no requerimento de seu indicativo diretamente na Anatel ou mesmo através da LABRE.
4 – Se você for reprovado em alguma das provas, poderá fazê-las novamemte numa próxima oportunidade (somente as provas nas quais você foi reprovado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário